quinta-feira, 14 de junho de 2012

MATER ET MAGISTRA

É uma Encíclica de Sua Santidade o Papa João XXIII, ela fala Sobre a actual evolução da questão Social à luz da Doutrina da Igreja, na linha da Rerum Novarum, de Papa Leão XIII. Os destinatários à semelhança das outras encíclicas, são: os Patriarcas e Primazes, Arcebispos e Bispos e outros ordinários, aos clérigos e a todos os fiéis de mundo inteiro. Esta encíclica foi publicada no dia 15 de Maio de 1961, no terceiro Pontificado do Papa João XXIII.

Vida de João XXIII
O seu nome oficial era Ângelo Roncalli. Nasceu em 1958 em Bérgamo, na cidade de Sotto il Monte, de uma família de camponeses. Foi seminarista em Bérgamo, sargento-enfirmeiro, tenente-capelão da I Guerra Mundial. Na sua vida diplomática ocupou os seguintes cargos: visitador Apostólico de Bulgária (1925), Delgado Apostólico na Turquia e Grécia (1935), Núncio em Paris (1945-1953). O Papa João XXIII, «para além da sua santidade e da sua aparência de bom pároco de aldeia»[1], o seu pontificado revelou uma grande providência, pois foi ele que materializou a ideia de convocar o Concílio Vaticano II, ideia que Pio XII pensara. Como sinal de aceitação e reconhecimento público do seu esforço em prol da humanidade foi gladiado com o Prémio Balzan da Paz. Morreu em 1963.

As suas Encíclica
O Papa João XXIII, durante o seu pontificado procurou iluminar os crentes e o mundo com a luz das suas encíclicas. Ele escreveu oito (8) encíclicas a saber:
Ad Petri Cathedram (29/06/1959) sobre a Verdade, Unidade e Paz. Sacerdotii nostri primordia (31/07/1959) sobre o Santo Cura d`Ars. Grata Recordatio (26/09/1959) o sobe o Rosário
Pincipes Pastorum (28/11/1959) o sobre as Missões. Mater et Magistra (15/05/1961) sobre as questões Sociais, nova e renovada versão da doutrina social da Igreja. Aeterni Dei Sapientia (11/11/1961) Sobre a unidade dos cristãos. Poenitentiam agere (01/07/1962) como preparação para o Concílio. Pacem in Terris (11/04/1963) sobre a justiça, a caridade e a liberdade em ordem à paz mundial.
Entre estas oito encíclicas duas despertam grande interesse: Mater et Magistra, que está na linha da Rerum Novarum de Leão XIII, e manifesta a posição da Igreja em relação aos problemas sociais, políticos e económicos do mundo moderno. E Pacem in Terris esta indica o rumo para que a paz entre os povos se torne possível.

Estrutura
A encíclica Mater et Magistra está dividida em capítulos e apresenta a seguinte estrutura:
Introdução: composta por 9 números.
Capítulo I (10-52): fala sobre os ensinamentos da encíclica Rerum Novarum, e sucessivos desenvolvimentos do Magistério de Pio XI e Pio XII.
Capítulo II (53-122): Precisões e desenvolvimento à doutrina da Rerum Novarum
Capítulo III (123-214): aborda sobre os novos aspectos da questão social
Capítulo IV (215-271): tem como título, Reatar os laços de vida em comum, na Verdade, na Justiça e no Amor.
Conteúdo
A encíclica como ilustra a estrutura é introduzida por 9 números. Na introdução estão patentes as duas tarefas da Igreja, ela como Mãe e Mestra: «gerar e educar filhos para o seu Fundador. Dirigi-los, velando com maternal providência pela vida dos indivíduos e dos povos, cuja alta dignidade sempre ela teve no maior respeito e defendeu com solicitude»[2]. A primeira parte aborda o contexto em que a Rerum Novarum aparecera, sublinhando o triste cenário em que vivia a classe operária, «devido à superação das corporações, à falta do espírito cristão nas instituições e nas leis, ao monopólio da produção e do comércio guiados por princípios liberais de um pequeno grupo de ricos»[3] que se impunham à grande maioria massa de operários que era subjugada oprimida. O Papa João XXIII, na linha do Leão XIII e do Magistério de Pio XI e Pio XII, apresenta a Rerum Novarum «como a mensageira do pensamento social cristão, inspiradora de providentes associações e benéficas instituições para o bem das classes operárias»[4]
A Mater et Magistra esclarece e confirma o «direito de propriedade privada, fala das relações entre capital e trabalho, aborda a questão do salário que deve ser suficiente para o sustento do operário e da sua família»[5]. Ainda sobre o salário, o Papa defende que deve se aumentar ou diminuir segundo a exigência do bem da sociedade. No que diz respeito à luta de classes, o Pontífice defende que se privilegia a colaboração das classes para uma única causa, o bem comum. Dai que «as instituições dos povos e toda a vida social deve ter como fundamento a justiça e a caridade»[6]. O Santo Padre, João XXIII, depois de criticar, condenar e repudiar o Socialismo, apresenta alguns remédios.

Bibliografia
PINTONELLO Aquiles, Os Papas, Edições Paulinas, São Paulo 19862.
                        DA SILVA M. Heitor, História dos Papas, Editorial Braga, Braga 1999.


[1] Heitor M. DA SILVA, História dos Papas, Editorial Braga, Braga 1991, 343.
[2] João XXIII, Carta Encíclica, Mater et Magistra, Editorial Aster, Lisboa 1961, 2.
[3] Ibidem 317
[4] Ibidem317
[5] 318
[6] 318

Sem comentários:

Enviar um comentário