quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VIGÍLIA NA SÉ CATEDRAL

No dia 09 de Setembro de 2011, o salão nobre situado  na residência paroquial da Sé Catedral de Maputo acoclheu mais de 100 jovens, em vigília, em vista ao Sacramento de Crisma. Além dos crismandos, participaram na efiméride  como oradores, o pároco, Pedre Jaime, como moderador, a Drª Felomina, que falou aos jovens da vigília a experiência da Jornada Mundial de 2008, em Signe, na Australia, o jovem Adixon, que também partilhou a sua experiência da Jornada Mundial de 2011, em Madrid aos jovens da vigília e Ivone Maria Maduela, licenciada em Catequetica, em Roma, que falou aos presentes da Liturgia. Também, o número dos oradores foi engrossado pela presença de  três seminaristas teólogos, nomeadamente: Abel Echamo Canada, Carlos Evaristo José e Cacildo Lourenço António. O primeiro falou aos presentes do Sacramento da Penitência, o segundo do Sentido da Vigília e o terceiro deliciou o grupo de jovens na vigília com o Sacramento de Crisma. Eis o texto na integra do primeiro orador da noite da vigília do dia 09 de Setembro de 2011.
«VIGIAI, PORQUE NÃO SABEIS NEM O DIA NEM A HORA»
(Mt 25, 1-13)
Horário
21:3o-22h
I.                   O que é Vigília?
Vigília (latim vigília = guarda ou vigia).
1.É um acto da vontade humana de buscar um contacto mais íntimo com Deus através da oração e tempo prolongados, feito com objectivos de glorificar a Deus.
2. Vigília é o momento de espera em oração por alguma coisa boa que está para vir. 3Vigiar é estar atento para não cair em tentação.
4.É um momento de oração e comunhão com Deus... É um momento em que Deus fala ao íntimo de cada coração.
5.É um momento de oração em que Deus nos toca no coração.

Para os Judeus
Para os judeus do tempo de Jesus, a vigília era a divisão da noite com a duração de 3 horas aproximadamente. Por exemplo:
1ª vigília: 19h as 21h;
2ª vigília: 21h as 24h;
3ª vigília: 24h as 3h;
4ª vigília: 3h as 6h.
Portanto, são 4 vigílias durante a noite. Enquanto no oriente cristão iniciou-se o costume da celebração da vigília na véspera das festas.

II.        A vigília na Bíblia
Os Israelitas dividiam a noite em três vigílias, sendo cada vigília com 4 horas. Enquanto
os Romanos dividiam a noite em quatro vigílias, com 3 horas cada.
A. T. Jz 7,19;
Lam 2,19,
Ex 14,24;
1Sam 11,11.
N.T. Mt 14,25;
Mc 13,33 (designações populares: tarde, meia noite, canto do galo, cedo);
Lc 12, 38 que fala da segunda e terceira vigília.

III.  O sentido da Vigília
A vigília tem fundamentalmente o sentido Escatológico (o fim dos tempos, a última vinda de Cristo, a última vinda do salvador). E deve ser celebrada a luz da parábola das dez virgens. Mt 25,1-13


IV.             As grandes vigílias celebradas na Igreja
·         Vigília Pascal é chamada de vigília mãe. Realiza-se na noite do Sábado Santo. Os cristãos reunidos nesta noite esperam a Ressurreição de Jesus Cristo. Morto na Sexta Santa. Os Baptizandos nesta noite, ressuscitam com Ele.
·         Vigília do Natal tem lugar na noite do dia 24, na chamada Missa de galo. Aqui os cristãos esperam o nascimento do Messias, o Salvador do Mundo, Jesus Cristo.
·         Vigilia de Pentecostes tem lugar na noite antes de Pentecostes. Noite que antecede a descida do Espírito Santo. Os cristãos de vigília nesta noite esperam a efusão do Espírito Santo, o consolador enviado do Pai.

V.                O que se faz numa vigília?
As vigílias que os jovens realizam são maravilhosos encontros espirituais e treino, para levar o Evangelho ou a Boa Nova a todo o Mundo. Uma das metas é voltar a ser o “povo da Bíblia”.É voltar a ver Jesus ainda nesta geração.

VI.             Os passos de uma vigília
para que os jovens possam realizar uma poderosa vigília, são sugeridos a observar cinco passos a saber.
  • propósito totalmente espiritual;
  • estudo da Bíblia com atenção;
  •  reflexão sobre a missão da Igreja;
  • O testemunho
  • E o canto

  1. propósito totalmente espiritual.
O foco principal da vigília dos jovens não é namorar. Não é fazer novos amigos, reencontrar irmãos, etc”. Tudo isso tem seu lugar e o momento apropriado.
O ideal da vigília jovinil é a maior intimidade com Jesus. É fortalecer a amizade entre Cristo e cada jovem da vigília. Procurar colocar no coração de cada um, o desejo diário de comunhão com Jesus; este é o ponto central da vigília.
Depois de firmar esse propósito espiritual, ou seja, depois de colocar nas mãos de Deus os pedidos especiais, como: “Quero encontrar uma pessoa que seja espiritual e adequada para casar”, etc, etc. “E todas estas coisas vos serão acrescentadas.”(Mt 6, 33).
  1. Estudo da Bíblia com atenção.
Não podemos imaginar uma vigília espiritual sem ter vários momentos para o estudo da Palavra de Deus. Se Jesus é “o caminho”, a Bíblia é o mapa que nos conduz ao tesouro celestial. Para Ellen G. White, a “Bíblia é um mapa, indicando-nos os marcos da verdade” (A Fé Pela Qual Eu Vivo [MM 1959], p. 7).
  1. o testemunho.
Ai de mim se não pregar o evangelho” (1Co 9:16). Diz São Paulo.
Testemunhar de Jesus é vital para cada cristão. O jovem que não fala para outros sobre a razão de sua fé, está sujeito a abandonar suas crenças. Será que já sabemos da importância de compartilhar com outras pessoas nossa experiência com Jesus? Como testemunho Cristo no meu trabalho, na minha escola, na faculdade?



  1.  reflexão sobre a missão da igreja.
Toda a vigília dos jovens deve convergir para o cumprimento da Missão da Igreja: a Evangelização dos Homens de todo o mundo. Que cada jovem pregue de acordo com o dom que recebeu de Deus. É proibido ficar de braços cruzados neste grande movimento de vangelizar
Todos nós, nesta vigília temos o dever de cumprir a missão da Igreja. Eu que vivo mais próximo do Salvador Jesus, que experiências dou ao meus colegas de trabalho, da escola?
  1.  o canto
por último temos o canto que deve ter lugar na nossa vigília. Pois, quem canta reza duas vezes. … [A música] é um dos meios mais eficazes para impressionar o coração com as verdades espirituais” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 496). Porém, não é qualquer mísica. A música cristã é um excelente canal para levar e firmar as verdades bíblicas na mente dos juvens até Deus.

VII.          Sentido daVigília
A vigília modelo de todas as vigílias é a Vigília Pascal. Pois ela é o centro da Semana Santa. É a noite cheia de significado: Passar da morte para a vida. Passar do pecado à graça. Toda a noite com o Senhor e ao Senhor aguardando a etapa final
A Vigília Pascal não é uma noite mais. Cada Páscoa é uma oferta de purificação e renovação. A Vigília Pascal é a noite principal da comunidade cristã.

Bibliografia
S. HUGO, H. PORTO, Dicionário Enciclopédico das Religiões, vol. II, Ed. Vozes, Petrópolis, 1995, p. 2634.
FABRIS, R. MAGGIONI, B. Os Evangelhos II, Ed. Loyola, S.Paulo, Brasil, 1992, p. 163.

Sem comentários:

Enviar um comentário