sábado, 13 de agosto de 2011

BIOGRAFIA DE CARLOS EVARISTO JOSÉ






Aos que quiserem conhecer quem é Carlos Evaristo José, aqui estão algumas linhas que lhe identificam. É seminarista da Diocese de Gúruè, natural de Namarrói, distrito do mesmo nome. Nasceu no dia 04 de Agosto de 1985, em Namarrói, localidade de Mudine, zona de Inlugo, província da Zambézia. Filho de Evaristo José e de Emília Mucueliua, ambos camponses. É o segundo filho dos seus pais. Fez o seu ensino primário até a 4ª classe, desde 1993 a 1996, na escloa primária de Inlugo, sendo como seu primeiro mestre do alfabeto português, o professor Mesa, o então director da escola primária de Inlugo. Em 1997, fez a 5ª classe na escola primária de Posto Agrícola II, em Mocuba. De 1998 a 2000, fez a 6ª e a 7ª classes, respectivamente na escloa Primária e Completa Josina Machel de Mocuba. De 2001 a 2003, concluiu o ensino secundário, na escola Secundária e Pré-Universitária de Mocuba. De 2004 a 2006, fez o curso Propedêutico no Seminário Diocesano de Quelimane. De 2007 a 2009, concluiu com exilto o trienio formativo em Filosofia, no Seminário Interdiocesano de Santo Agostinho da Matola, Maputo. E em 2010 foi admitido a ingressar no Seminário Teológico Interdiocesano de São PioX de Maputo, onde actualmente se econtra a frequenter o 2º ano do curso.
Carlos, à semelhança de alguns, não teve o carinho amoroso do seu pai. Porque segundo os dizer da mãe, o seu pai, partira para uma longíqua terra, a procura de melhores condições de vida e, nunca mais se viu a regressar. Ficando a dúvida até agora sobre a sua existência. Cresceu graças ao trabalho árduo da sua saudosa mãe, que agora dorme o sono da Paz no Senhor. Como «uma roca não governa como a espada», segundo Eça de Queróis, as dificuldades na família onde Carlos nasceu não faltaram. Ainda em tenra idade, o que mais sabia, era despertar a meia noite, levar a enxada ir na companhia da mãe à machamba. Dona Emília foi a primeira dos nove irmãos a se tornar cristã. Ela como uma assídua cristã na oração, não popou forças em ensinar os seus dois filhos. É por isso messmo, que em 1994, Carlos recebeu o primeiro sacramento de iniciação cristã. E no ano seguinte recebeu a 1ª comunhão.
Carlos à semelhança do profeta Amós (7, 14), não é profeta nem filho de um profeta. Talvez a unica diferença com o profeta Amós é que Carlos foi cultivador de madioca e não de sicomoros. A sua grande paixão é a leitura de romances. O melhor romance que já leu é: A Filha do Capitão, de José Rodrigues do Santo. O seu prato perferido é gima como peixe temprado com amendoim, ai que delícia. A viagem mais longa da sua vida é a de Namarrói até Maputo. Ele admira-se tanto de todos os que sabem. O seu grande desejo é preparar-se para a vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário